Os canais pagos brasileiros possuem muito pouco sinal de vida nacional. É tudo enlatado – nem de longe isso é uma reclamação! -, vindo do exterior e pensado para o mercado da América Latina e Brasil que, sabemos, não é homogêneo.
Assim, tivemos que nos acostumar com as propagandas em espanhol em alguns canais distraídos e com horários errados em outros (ou nos mesmos). Parece que ninguém vê, que não percebem o lixo que transmitem durante o comercial.

Mas, pior do que tudo, é o que eles fazem com as nossas séries. Nisso, o Warner Channel é campeão: Quem não cansou da música “Open Your Eyes”, do [BP]Snow Patrol[/BP], de tanto ouvir na propaganda de “[BP]ER[/BP]“? O canal tem a mania de repetir tanto as propagandas, que você perde o interesse pelo programa. Ou então é a edição, o enfoque que dão no comercial, que nem sempre diz respeito ao que a série efetivamente é. Com “[BP]Gilmore Girls[/BP]” sempre foi assim, eles nunca conseguiram captar o charme e a inteligência da série. Chega a dar raiva, parece que eles não dão valor aos produtos que exibem.

Desses canais de seriados, o mais “vivo” sempre foi o Sony, seguindo seu conceito 100% atitude, com “programas” e apresentadores (?!?!) brasileiros, além de clipes cults, promoções interativas com a programação e programetes curtos bem legais, como o Dados Curiosos (ok, nem tão legal assim) e o Novidades. Os comerciais das séries também costumam ser melhores, com senso de humor, tirando sarro e rindo deles mesmos. Às vezes parece zombar do espectador (era assim quando uma série começava a cansar – “nós continuaremos a te torturar com ‘Charmed’” – ou era cancelada) e se perde em grosseria, mas normalmente respeita os limites.
É dessa safra boa que vem a mais divertida dos últimos tempos: A propaganda PacMan de “Ghost Whisperer”, muito boa!

Essa semana os canais têm trazido novidades no intervalo. O Sony continua igual, mas a qualidade da edição do promo (aquele comercial que traz cenas do episódio) da semana surpreende. Em meia hora de televisão hoje, fiquei com muita vontade de assistir à “What About Brian” (aquela série cheia de clichês, mas que você acaba gostando e acompanhando), “[BP]Desperate Housewives[/BP]” (que está ficando boa de novo) e “[BP]Grey’s Anatomy[/BP]” (a melhor série do momento, incrivelmente ótima). Conseguiram chocar e desperar interesse. Boa, Sony!
Já o Warner resolveu se humanizar e copiar o canal dos médicos de Seattle e também vem exibindo chamadas mais divertidas, após a terrível fase “te faz sentir” com emoção e situações ridículas (como a do policial com a amante/esposa e da médica querendo ressuscitar o cara que nem tinha morrido). O “te faz sentir” continua, mas bem menos brega. O de “Gilmore” fica entre o divertido e o bobo, mas bem melhor do que antes. A “Terça dos Sedutores”, com “The New Adventures of Old Cristine” (série muito boa!) e “Two and a Half Man” (também ótima), imita os antigos dias de frutas do Sony. Tolinho, mas bem mais vivo.

Eu queria, de verdade, que todos os canais de série fizessem comerciais dos episódios ou exibissem os promos americanos, ao invés de propagandas generalistas para a maioria das séries. Mas, se isso não é possível, que pelo menos a qualidade aumente e que nossas séries do coração não sejam transformadas em algo medíocre.

Embora medíocre mesmo seja a presença irritante da Polishop nos intervalos do Sony e como programa infomercial nas manhãs de vários canais, ocupando horas seguidas em emissoras diferentes (normalmente os canais Discovery), simultaneamente. Um lixol, uma grande falta de respeito com quem gasta tanto para ver televisão de qualidade.