por / 30 Mai

Dizem que toda minoria é barulhenta. Deve ser verdade, levando em conta as listas com as séries mais vistas no Brasil e nos EUA, que trazem várias surpresas e ficam bem distantes das mais faladas.

A audiência norte-americana nem é tão curiosa assim, já que é possível acompanhá-la semanalmente pela internet. Já a divulgação da lista das séries mais vistas na TV paga brasileira causou muita estranheza, até porque o acesso a esses dados é tão restrito que a descoberta por parte do Daniel Castro virou capa da Folha Ilustrada de domingo, com direito a chamada na primeira página da Folha.

A série mais vista do Brasil em abril foi “[BP]Lost[/BP]”, que há tempos deixou de ser uma das mais assistidas nos EUA. A segunda, “Heroes” está em sua primeira temporada e também tem ido bem em seu país de origem. Em terceiro veio “Criminal Minds”, que faz sucesso lá fora – desbancando “Lost” –, mas que permanecia meio obscura por aqui. Nunca ouvi falar nada sobre ela em nosso país, nem nenhum site dedicou grande atenção. Pelo visto o público descobriu sozinho e assistiu calado…

Na quarta posição vem a queridinha – faz sucesso também na TV aberta tupiniquim – “[BP]Smallville[/BP]”, que por lá tem uma audiência satisfatória em sua emissora (uma espécie de Band americana). Na quinta vem “[BP]Grey’s Anatomy[/BP]”, a série de maior sucesso nos EUA atualmente. Em seguida, a surpresa: [BP]E.R.[/BP], após tantos anos, ainda entre as mais vistas.

E por aí vai. Os que mais me surpreendem são “Cold Case”, na 9ª colocação; “[BP]Monk[/BP]” na 11ª (Eu gosto, mas… “Monk” ainda faz sucesso por aqui?!); e “Friends” em 20º lugar, além das reprises de “The OC”, “House” e “Lost”. E a ausência de “Gilmore Girls”, tão falada, com fãs tão fiéis – mas que não foi tão vista assim em abril (período em que exibiu reprises).

É engraçado ver como o buzz não garante a audiência. O Séries ETC. divulgou hoje as séries mais vistas lá nos EUA durante toda a temporada 2006/2007. Uma lista bem estranha e que traz mais surpresa: “Grey’s” não é a série mais vista, apesar de quase toda semana ser o primeiro seriado no ranking de audiência. O topo da lista é de “CSI” e o terceiro ficou com “House” (que vem crescendo na audiência e que, ano que vem, sucederá a maior audiência norte-americana: o Superbowl). Mais 5 séries policiais estão na lista: a franquia “Miami” de “CSI”, “Without a trace”, “NCIS”, “Cold Case” e “Criminal Minds”. Nada de “Desperate Housewives” ou “24 horas”, por exemplo. É bastante esquisito que a audiência da íntegra da temporada difira tão sensivelmente do acompanhamento semanal. Vai entender…

Ninguém muda de série preferida só porque ela é ou não uma das mais vistas, mas os índices são importantes para que nossos programas preferidos possam continuar a ser produzidos nos EUA (embora nem sempre seja garantia, caso de “Gilmore Girls”) e que recebam mais atenção do canal (em agilidade na legendagem dos episódios, na elaboração de promoções e comerciais…) aqui em nosso país – apesar dos números serem absurdamente pequenos (o mais visto, “Lost”, foi assistido por apenas 217.903 telespectadores).

Tomara que, agora, possamos ter acesso mensalmente aos dados das séries no país. Eu sempre reclamava disso com a Claudia Croitor, que, agora, também destacou os números no site. Já sabemos que é pouco, não há mais o que esconder.

E, fala sério, fã que é fã gosta de ver a sua série no topo, mesmo que isso não sirva para muita coisa, não?

  • Gustavo

    Esses números de audiência aqui no Brasil são baixos porque há mais pessoas assistindo as séries pelo computador do que assistindo na TV por canais por assinatura.

  • Cordeiro Mau

    O Brasil ainda está na febre da terceira temporada de Lost.

    Vejo que a Heroes aos poucos vai ganhando mais adeptos.

    Até mais.