por / 14 Jul

Aconteceu ontem, no Rio, a abertura dos Jogos Pan-americanos do Brasil, em uma cerimônia belíssima e memorável – principalmente para Lula, amplamente vaiado e ainda limado do anúncio de abertura oficial do evento.

O Brasil deu show, com uma cerimônia bastante brasileira, lembrando o que de melhor há em nossa música e cultura. Foi tudo muito bom, mas o melhor, para mim, foi a parte chamada de “Energia do Homem”, em que os sonhos e pesadelos foram representados.

Primeiro pela apresentação de Adriana Calcanhotto, ou Adriana Partimpim, parecendo criança, em uma cadeira gigantesca – efeito esperto e muito eficiente. Além da bela e lenta canção de ninar, a luz e a coreografia dos bailarinos e bonecos foram perfeitas, brincando com sombras e movimentos, dando o clima perfeito de sonho, totalmente em azul.

Aí veio o inverso: o pesadelo, vermelho, agitado, com o ritmo infernal do Cordel do Fogo Encantado (aka “uma das minhas bandas preferidas”), tocando sua música “Foguete de Reis”.

Você, caro leitor, não tem idéia da minha reação: eu tomei um susto tão grande que, misturado com a felicidade de vê-los em um momento tão importante, quase me fez ter um troço. Meu coração acelerou e imediatamente não consegui ver mais nada da apresentação, só curtir.

Só agora, com o YouTube, eu pude ver com mais calma: foi realmente espetacular. Primeiro porque a música foi tocada na íntegra – e, pelo que percebi, eles foram os únicos artistas a tocarem uma canção própria. Segundo que a iluminação e as alegorias traduziram perfeitamente a essência da música e do grupo, a elaboração visual foi perfeita. Terceiro que os bailarinos e o movimento cênico foram perfeitos, e até os fogos de artifício – belíssimos por sinal – estavam coreografados com a música.

Para quem é fã que nem eu, foi um momento de êxtase. Para quem não conhecia – 99,8% dos que viram – foi um momento muito bonito e emocionante. Todos felizes (menos o Inagaki, que não gosta da banda! ;-) ) , pois.

***

Feliz vai ficar Ivan Mola, um talentosíssimo animador brasileiro, que concorre com dois vídeos no Anima Mundi Web, se receber o seu voto. Uma das animações é justamente um clipe que ele fez para “Morte e Vida Stanley”, música do Cordel do Fogo Encantado. Seu outro vídeo concorrente é a animação que ele fez para a canção “Paquetá”, dos Los Hermanos. Ambas belíssimas.

Eu conheci o trabalho do Ivan quando vi uma animação para “O Amor é Filme”, também do Cordel, que é tema do filme “Lisbela e o Prisioneiro”. Ele tem ainda vídeo para “Cotidiano”, do [bp]Chico Buarque[/bp] interpretada pelo Arnaldo Antunes, “Codinome Beija-Flor”, do [bp]Barão Vermelho[/bp], “Leia o Livro”, do [bp]Tim Maia[/bp], e “Dois Barcos” e “A Flor”, também dos Los Hermanos.

Vale a pena ver tudo, é muito bom! O site dele está aqui.

****

E já está rolando a edição paulista do Anima Mundi, o 15º Festival Internacional de Animação do Brasil, no Memorial da América Latina. Dá uma olhada no site e vê se dá uma passada lá no evento. Termina amanhã. Eu vou hoje.

[bl]DVD MTV Apresenta Cordel do Fogo Encantado, CDs do Cordel do Fogo Encantado, CDs da Adriana Calcanhoto, DVDs da Adriana Calcanhoto, Adriana Partimpim[/bl]

  • Hilário

    o melhor é saber que os “comentaristas e jornalistas da globo” nem sabiam do que se tratava a banda.

    o melhor é abrir o hotsite da globo do pan, ver uma inscrição dizendo: a melhor apresentação da noite foi da Elza Soares. ¬¬

    e nem se quer uma linha, mesmo que de desaprovação, para Cordel. Honestamente…

    Por isso assisti em outra emissora.

  • Fernando

    Muito bom o texto. Adorei os vídeos, principalmente esse de animação de Morte e Vida Stanley!

    Muito bom mesmo!

  • Tonobohn

    Quem sabe da próxima vez tem TM abrindo os jogos? hehehe

    O coitado do Galvão fico perdido …

    Abraço

  • Gisele

    Foi linda mesmo a abertura do Pan! Cordel e Adriana arrasaram, mas Elza Soares cantando o hino foi de chorar no cantinho!

    Abraço

  • Geisiane Freitas

    Não sei se ainda há como demonstrar minha imensa alegria de ter visto Cordel na abertura do Pan, pelo tempo né, pois o último post é de julho de 2007.
    Mas enfim, apresentação foi belíssima, histórica e única. Triste são as pessoas que não conhecem toda esta cultura do Brasil. Mas olhem pelo lado positivo da “coisa”, há alguém la dentro que conhece, pois se não o conhecessem como iriam chamá-los né!!..ou não..ah!! o importante é que o invevitável aconteceu naquele dia, Cordel deixou muitos ali boqueabertos, como eu fiquei. Adriana foi excel ente também, lindíssima.
    E como disse Tonobohn, quem sabe Teatro Mágico no próximo…torço para isso de verdade.
    grande abraço atrasado.
    (mas conheci o blog a pouco tempo…por isso.Estou degustando ele essa semana…abril de 2008)
    abraços…

  • Pharme177

    Hello! ebeadee interesting ebeadee site! I’m really like it! Very, very ebeadee good!

  • Pharmd697

    Very nice site!

  • Pharme115

    Hello! cbggfed interesting cbggfed site! I’m really like it! Very, very cbggfed good!

  • Pharme108

    Very nice site!